Uso de drones em fazendas

Você já pensou na possibilidade do uso de drones em fazendas?

A tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada no campo, ajudando assim os produtores rurais em seu trabalho e com seus negócios.

Dessa forma, as mais diversas ferramentas tecnológicas acabam impulsionando os resultados alcançados pelos agricultores e pelos pecuaristas de todo o Brasil.

Uma das ferramentas que vem sendo utilizada nas fazendas são os drones, que até pouco tempo atrás eram vistos apenas como uma forma de diversão por muitas pessoas.

Essas aeronaves não tripuladas e que possuem câmeras são guiadas de maneira remota através do uso de um controle remoto.

Tudo o que é filmado ou fotografado pela câmera do drone pode ser acessado em tempo real, permitindo então que você, produtor rural, possa ter em mãos informações que são valiosas.

Caso você ainda não tenha pensado na possibilidade de uso desse equipamento em sua propriedade, nós iremos mostrar como ela pode ser muito importante.

Aqui falaremos dos possíveis uso de drones em fazendas e os benefícios proporcionados por essa aeronave, mostrando como vale a pena o investimento.

Vamos lá!

O que é um drone?

Vamos começar explicando o que é um drone, caso você ainda não saiba, o que é muito importante para a compreensão total sobre o assunto.

Um drone trata-se de um veículo aéreo não tripulado e que é controlado de forma remota por um controle remoto, podendo ser usados para as mais diversas tarefas.

Os drones já foram usados até mesmo em guerras, mas a utilização deles, em geral, é para tarefas benéficas para as pessoas, como a filmagem de locais de difícil acesso, como montanhas, ou mesmo de eventos esportivos.

Já houve até quem utilizasse o drone para entregar pizzas, o que mostra como a funcionalidade desse equipamento é diversa.

Aqui nós falaremos sobre o uso de drones em fazendas, deixando bem claro como eles podem ser utilizados dentro da sua propriedade rural, ou seja, quais funções eles exercem.

Uso de drones em fazendas: Quais são as funções desses equipamentos em uma propriedade rural?

A maior dúvida que costuma surgir por parte de quem pretende fazer uso de drones em fazenda diz respeito às funcionalidades deles na propriedade.

O que fazer com um drone em sua fazenda? A seguir, conheça algumas das funções principais desses equipamentos nesses locais!

Para analisar a plantação

Uma das mais conhecidas funções de drones em fazendas é a análise da plantação, de modo que seja possível fazer a detecção de pragas e doenças, a presença de falhas de plantio ou o excesso de irrigação.

Os drones são usados conjuntamente com softwares que ajudam na análise das imagens que foram captadas pelo equipamento.

Assim, é possível observar pelo alto, a partir das imagens do drone, qual a coloração das plantas, de modo a detectar qualquer problema que esteja presente nelas.

Para fazer o acompanhamento do desenvolvimento da safra

Você pode utilizar o drone em fazendas também para saber se a safra está desenvolvendo-se como o se espera.

Isso porque com a aeronave é possível sobrevoar toda a plantação, na frequência que você desejar ou que achar necessária, como semanalmente ou quinzenalmente.

A partir daí, será possível então fazer a captura das imagens para depois fazer uma análise cronológica delas, observando o desenvolvimento ou não da safra de acordo com os objetivos.

Para fazer a pulverização

Apesar de ser uma função dos drones que ainda está em desenvolvimento para uso em fazendas, já existem alguns protótipos que podem sim sobrevoar as plantações com até 18 litros de produtos químicos.

A aplicação que é realizada pelo drone pode vir a ser muito mais eficiente, já que ele poderá estar mais próximo das plantas, além de mais segura para todos, por não ter um piloto que está embarcado na aeronave.

Para tocar a boiada da fazenda

Mais um uso excelente de drones em fazendas, mas que ainda é pouco conhecido pela maioria dos produtores rurais.

Você pode tocar a boiada da sua fazenda somente usando o drone, mas é claro que é preciso ter bastante habilidade com o equipamento.

Os especialistas em bem-estar animal, entretanto, costumam ter opiniões não muito boas sobre o uso do equipamento para essa função, pois ele pode acabar estressando os gados, o que pode vir a gerar prejuízos.

Para contar a quantidade de animais

Uma das maiores preocupações de quem possui uma fazenda é com possíveis fugas ou roubos de animais.

Dessa forma, é possível fazer uso do drone para contar a quantidade de animais, para saber se todos estão presentes no local determinado.

É muito importante considerar que essa função ajuda a reduzir trabalho e mesmo custos, pois não é preciso que um funcionário tenha que ir até o local só para fazer a verificação da quantidade de animais.

Para fazer a busca de animais que estejam perdidos

Ainda sobre o que foi dito no tópico anterior, pode acontecer de um animal se desgarrar do rebanho e ficar perdido.

Entretanto, ao invés de precisar deslocar um ou mais funcionários para buscá-los, você pode simplesmente usar o drone para procurá-lo e buscá-lo, tocando-o até onde está o restante.

Vantagens de usar o drone em fazenda

Depois de ver as funções principais do uso de drones em fazendas, é hora então de saber quais são as vantagens de optar por esse equipamento na sua propriedade rural.

Ele é muito importante por ajudar a monitorar locais onde há difícil acesso, além também de ser bastante prático.

Mas há mais por trás do uso de drones em fazendas, podendo ainda ser citadas como vantagens:

  • Possibilidade de mapear áreas
  • Identificar possíveis pragas e doenças nas plantações
  • Obter dados mais precisos a respeito da topografia de um terreno
  • Controlar e rastrear rebanhos de animais
  • Aumentar a segurança na fazenda
  • Reduzir os custos na fazenda

Conclusão

Como você pôde ver, o uso de drones em fazenda tem sido uma das aplicações mais comuns de tecnologia em propriedades rurais. 

Neste texto, mostramos a você as funções desses equipamentos na sua propriedade e todas as vantagens que eles podem proporcionar para ela.

Gostou do artigo de hoje sobre o uso de drones em fazendas?

(Visited 16 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.