Você sabe o porquê de usar a telemetria sem fio?

A partir do uso desse tipo de tecnologia, você vai poder medir qualquer coisa mesmo estando à distância e mesmo que ela esteja em movimento, sem a necessidade de estar presente.

Isso tudo mostra como a telemetria sem fio é importante e porque você deve pensar em utilizá-la a favor do seu negócio agrícola.

O objetivo desse artigo é, justamente, falar o que há de mais importante sobre esse que é um assunto imprescindível nos dias atuais.

Vamos lá!

 

 

O que é a telemetria sem fio?

A primeira coisa sobre a qual precisamos tratar aqui neste texto é sobre o que significa a telemetria sem fio.

A telemetria pode ser definida como sendo um sistema de monitoramento que faz uso de redes sem fio, seja via satélite ou por meio de ondas de rádio, com o objetivo de rastrear e de enviar comandos a um determinado equipamento.

A tecnologia é muito utilizada em pontos que são remotos do ponto de vista geográfico ou ainda no caso de estarem em movimento constante.

Todas as informações que são coletadas pela telemetria são então transmitidas até uma central de controle, que é a responsável por fazer o acompanhamento e a decodificação dos dados.

Como ela pode ser usada sem estar presente, o uso da telemetria sem fio é feito nos dias atuais para que se possa reduzir os custos com operações, para evitar locais que sejam inseguros ou ainda para ter acesso em tempo real aos dados.

Assim, você pode coletar dados, ao usar essa telemetria, sem ter que ir até o local onde precisa fazer essa coleta.

Em termos de permitir o acesso em tempo real a eventos e processos específicos, isso é algo importante porque dá uma confiança maior para você.

Afinal, será possível saber exatamente o que está acontecendo, se as coisas estão indo bem e se é preciso tomar uma atitude porque algo está errado.

Em termos de negócios, a economia com recursos faz com que usar a telemetria sem fio seja extremamente importante.

Você não vai precisar pagar para fazer uma viagem ou ainda pela mão-de-obra para que esteja no local onde se deseja fazer uma medição, tudo se pode fazer de maneira remota.

Portanto, a tecnologia da telemetria sem fio aumenta muito a eficiência de diversos processos, de uma forma geral.

 

 

Como a telemetria sem fio é usada na prática

Se antigamente as pessoas enfrentavam problemas com a coleta e transmissão de dados, a tecnologia avançada permitiu que isso pudesse ser feito de qualquer lugar, já que hoje não há mais necessidade de fios.

Você pode fazer qualquer medição de um local remoto, mesmo estando distante muitos quilômetros, e depois transferir os dados de forma automática para um computador central.

Sem essa tecnologia inovadora, você precisaria estar presente no local da medição e depois fazer a transferência dos dados de forma manual para um computador.

Isso tudo diariamente, semanalmente ou mensalmente, o que iria gerar um grande custo em termos de tempo e de dinheiro.

Despesas desnecessárias podem ser, então, cortadas com o uso da telemetria sem fio, que funcionará com um medidor e um receptor.

O medidor terá um sensor, para que você possa medir o que deseja e um transmissor, que vai enviar os dados da medição realizada para o receptor do sistema.

As informações são enviadas por wireless e chegam até a ponta receptora do sistema, formada por um receptor sem fio que vai receber os dados da medição realizada e um computador, para processar e armazenar o que foi medido.

O funcionamento de um sistema de telemetria sem fio é, portanto, muito simples e você não enfrentará nenhum problema.

É possível fazer uso desse tipo de sistema em seu negócio agrícola de maneira eficaz e reduzindo custos, para obter a melhor lucratividade possível.

 

 

As vantagens principais de utilizar a telemetria sem fio

Visto o que é a telemetria sem fio e como utilizá-la, é hora de falar um pouco mais sobre as vantagens que esse tipo de tecnologia lhe proporciona.

Conhecer essas vantagens é importante demais para que você saiba exatamente porque usá-la em seu negócio, permitindo que a sua tomada de decisão seja feita sem que haja dúvidas.

Portanto, veja a seguir o que o uso dessa tecnologia vai lhe trazer:

 

  • Você vai poder obter as informações desejadas em tempo real, o que é importante para saber o que está dando certo e o que precisa ser modificado

 

  • Você vai poder reduzir muito os custos das operações, já que tudo poderá ser feito de maneira remota, sem que seja necessário estar presente no local para coletar os dados desejados

 

  • Você vai poder obter dados mesmo de coisas que se movam, como carros ou animais, por exemplo, o que deixa claro porque vale a pena usar a tecnologia em seu negócio agrícola

 

  • Você vai poder obter os dados em locais que sejam perigosos e que não se devem chegar perto

 

  • Você poderá inserir os dados coletados facilmente em diferentes sistemas

 

  • Você poderá ter a certeza de que as medições que deseja realmente estão acontecendo, evitando o risco de perder a oportunidade de medir aquilo que é importante naquele momento

 

Viu como vale a pena investir em um sistema de telemetria sem fio? São apenas benefícios que você vai poder obter para si e para o seu negócio agrícola.

 

 

Conclusão

Como você pôde ver, a telemetria sem fio é muito importante e bastante utilizada nos dias atuais, mas ainda há muitas pessoas que não conhecem nada a respeito dela e que, portanto, não a utilizam.

Neste texto, mostramos a você o que é essa tecnologia e também o porquê de ser importante utilizá-la, falando sobre as várias vantagens proporcionadas por ela para o seu negócio, não importa o tamanho dele.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é a telemetria sem fio e porque é importante utilizá-la?

 

(Visited 2 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.