A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma das técnicas utilizadas para aumentar a qualidade de reprodução do rebanho.

A IATF é muito procurada pelos produtores devido às diversas vantagens e tecnologias ofertadas que influenciam na produtividade e na qualidade do rebanho.

Sendo assim, se deseja saber mais sobre as vantagens de utilizar a IATF, leia o artigo até final.

 

O que é a IATF?

Primeiramente, é importante compreender o que é a IATF e como ela funciona, para assim falar de suas vantagens.

Sendo assim, a IATF é uma técnica que promove a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas, promovendo a realização da inseminação de maneira planejada.

Dessa forma, com a implantação da IATF não é necessária a realização da detecção do cio na fêmea bovina.

Nesse sentido, a esta técnica tem como principal objetivo promover a melhoria da qualidade e quantidade de bezerros produzidos, que são a base da pecuária de corte nacional.

Entretanto, é importante pensar se essa técnica é viável para a sua propriedade, pois o investimento exige todo um aparato para a sua realização com sucesso.

Além disso, também é importante destacar que a aplicação da IATF gera maiores custos, principalmente no que se refere à insumos, mão de obra, equipamentos e estrutura para realizar a inseminação.

Sendo assim, existem diversos protocolos de IATF, e cada um deles se adapta à uma necessidade da propriedade e do rebanho.

Atualmente, é possível encontrar protocolos de IATF para vacas de corte, vacas leiteiras e novilhas que estão ciclando, onde todos eles visam a reprodução por meio da inseminação artificial.

Protocolos de IATF e suas etapas

São muitos os protocolos de IATF, e cada um deles possuem as suas técnicas e fases. Entretanto, é possível encontrar 03 (três) etapas em comum entre elas:

 

  • 1ª etapa: implante do dispositivo de progesterona;
  • 2ª etapa: retirada do dispositivo de progesterona;
  • 3ª etapa: inseminação artificial em si.

Contudo, é fundamental levar em consideração a saúde e o bem-estar da fêmea. Para isso, um dos primeiros passos para a implementação da IATF em uma propriedade é escolher profissionais capacitados na área.

Além disso, é muito importante realizar a IATF em momentos do dia que sejam mais frescos, para não maltratar as fêmeas e causar grandes picos de estresses no gado.

Outro detalhe essencial à implantação da IATF é a qualidade da nutrição do rebanho, que afeta diretamente nas condições e na saúde da fêmea.

Assim, oferecer uma nutrição de qualidade é um dos pré-requisitos para o sucesso da IATF.

Dito isto, vamos conhecer as vantagens de utilizar a IATF em seu rebanho.

 

Vantagens de usar IATF

 

São muitas as vantagens em utilizar a IATF nos rebanhos bovinos, principalmente no que se trata da produtividade da propriedade.

Assim, é possível citar como as principais vantagens de utilizar a IATF:

 

  • Padronização e melhoria genética do rebanho;
  • Redução de custos com touros, além da escolha de touros que apresentam alto valor zootécnico;
  • Redução do intervalo entre partos e aumento produtivo;
  • Aumento na taxa de concepção e correção da estação de monta;
  • Controle de doenças sexualmente transmissíveis no rebanho;
  • Redução da idade no abate bovino.

 

Conclusão

É inegável que a implementação da IATF em uma propriedade oferece muitas vantagens para o produtor, tal como possibilita o aumento da qualidade do rebanho.

Além disso, a IATF promove o aumento da produtividade de maneira ágil, devido ao melhoramento genético e diminuição do tempo de intervalo entre os partos.

Entretanto, é importante ressaltar que um programa de IATF exige do produtor investimentos em mão de obra, estrutura e claro, nutrição animal.

Nesse sentido, é fundamental observar com muita atenção fatores como a saúde do rebanho, segurança e higiene nos procedimentos, técnicas utilizadas nos protocolos e experiência do profissional que conduzirá a IATF.

(Visited 52 times, 1 visits today)

1 Comment

  1. Alessandro Rocha 5 de maio de 2021 at 16:08

    Muito educativo seu conteúdo, essas informações sobre iatf mudança vida do produtor, parabéns Dr Rodrigo pela gentileza de compartilhar conhecimento

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.