Atualmente, existem meios para otimizar e aumentar o rendimento da carcaça no abate bovino. Estes meios são excelentes opções para aumentar o valor e a lucratividade da pecuária de corte.

Entretanto, é essencial compreender que a pecuária de corte conta com todo um aparato e complexo produtivo, que envolve diversos fatores como por exemplo, a cria, recria e a engorda.

Contudo, só é possível saber os resultados do processo de abate bovino quando o animal chega ao frigorífico e passa por todas as fases do processo.

Assim, se quer saber mais sobre os rendimentos e os fatores que influenciam o abate bovino, leia até o final.

 

Rendimento da carcaça no abate

Uma das maiores preocupações no abate bovino é relacionado com o rendimento da carcaça em todo o processo no frigorífico. Este rendimento tem como parâmetro a relação entre o peso do boi vivo e seu peso após o abate.

Sendo assim, a preocupação dos pecuaristas está relacionada com os meios para otimizar o rendimento da carcaça no abate bovino, o que influencia diretamente no valor a ser pago por ela.

Entretanto, existem diversos fatores que influenciam no rendimento da carcaça e que fazem toda a diferença no momento do abate.

 

Fatores que influenciam no rendimento da carcaça

 

É importante compreender que são muitos os fatores que influenciam no rendimento da carcaça no momento do abate bovino, e podemos citar:

 

  • Raça;
  • Idade;
  • Alimentação;
  • Tempo de Jejum;
  • Manejo;
  • Peso vivo no momento do abate bovino.

 

Fator rendimento versus idade

Um dos fatores que influenciam no rendimento da carcaça é a idade do bovino, e por trás da idade estão vários fatores biológicos e de desenvolvimento.

Estudos indicam que um bovino com 02 (dois) anos de idade já possui boa parte do seu desenvolvimento muscular completo. Entretanto, é fundamental observar o crescimento do bovino, especificamente o ganho de peso diário.

A partir de uma determinada idade, o bovino reduz a sua capacidade de na curva de crescimento e no ganho de peso, estabilizando-se e indicando o momento do abate.

Sendo assim, o rendimento da carcaça apresenta-se muito maior em bovinos com idade mais jovem.

 

Fator rendimento versus raça

Outro fator que influencia diretamente no rendimento da carcaça é a raça do bovino.

Por exemplo, bovinos de origem britânica e tradicionais possuem melhor rendimento de carcaça quando comparados com as demais raças, já que apresentam maior deposição de gordura na carcaça.

 

Fator rendimento versus peso

Nesse sentido, outro fator que está diretamente relacionado ao rendimento da carcaça após o abate bovino é o peso do animal.

Assim, animais mais pesados apresentam maiores níveis de deposição de gordura, influenciando diretamente o rendimento da carcaça após o abate.

 

Como aumentar o rendimento da carcaça

Existem algumas técnicas possíveis para aumentar o rendimento da carcaça após o abate bovino.

Uma delas é investir nos manejos nutricionais, com o objetivo de aumentar a gordura na carcaça do bovino, já que o aumento da gordura influencia efetivamente ao peso dela.

Sendo assim, considerar o tipo de dieta do bovino é essencial para o rendimento, já que uma dieta concentrada em ração leva à um maior rendimento da carcaça.

Além disso, bovinos que recebem alto teor de volumosos e possuem alto volume de conteúdo gastrointestinal apresentam menor rendimento da carcaça.

Outro detalhe que pode influenciar no rendimento da carcaça é o manejo pré-abate. Sendo assim, investir em um manejo onde o bovino tenha maior contato com as pessoas e sofra menos estresse aumenta o rendimento da carcaça.

Dessa forma, preparar o bovino para o abate evita a perda de peso e aumenta a qualidade da carne.

 

Conclusão

São muitos os fatores que influenciam no rendimento da carcaça após o abate bovino, e por isso é essencial observar cada um deles para poder trabalhar esses fatores da melhor maneira possível.

O ideal é observar o bovino e prepará-lo antes do abate, para que os resultados sejam os melhores e que o rendimento seja efetivo, gerando ganhos e lucros para o produtor.

(Visited 130 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.