Está em busca de informações sobre os softwares de gestão pecuária e como utilizá-los em sua propriedade? Então leia este artigo até o final.
Nesse sentido, não é segredo que a tecnologia trouxe várias vantagens e facilidades às atividades produtivas, e não seria diferente com a pecuária.
Atualmente, a pecuária conta com diversas ferramentas para acompanhar e controlar a qualidade do rebanho.
Sendo assim, vamos falar sobre os softwares de gestão pecuária, suas vantagens e como eles podem aumentar a lucratividade da sua propriedade.
O que é um software de Gestão Pecuária?
Um software de Gestão Pecuária é uma ferramenta de tecnologia utilizada para acompanhar e controlar a evolução do rebanho, tal como auxiliar nas tomadas de decisões.
Além disso, através do software de Gestão Pecuária é possível coletar dados como:
- Idade e evolução do rebanho;
- Capacidade produtiva, ou seja, quantidade de leite;
- Tempo ideal até o abate;
- Custos com vacinação, medicamentos e ração.
Sendo assim, o software de Gestão Pecuária está diretamente ligado com todas as informações essenciais para tomadas de decisão e investimentos em sua propriedade.
Vantagens de utilizar o software de Gestão Pecuária?
Embora o uso de um software de Gestão Pecuária seja um excelente investimento, muitos produtores ainda se mostram bastante resistentes por vários motivos.
Alguns deles são o custo da implantação do sistema, a necessidade de manter os dados atualizados e até mesmo a dificuldade em lidar com o novo e com a tecnologia.
Entretanto, é importante pensar nas vantagens que um software de Gestão Pecuária pode oferecer ao produtor e aos negócios.
Uma das principais vantagens de utilizar essa ferramenta é a automação de todas as informações, o que aumenta a eficácia nos momentos de tomada de decisão e facilita a pesquisa e coleta de dados do rebanho.
Outra grande vantagem é ter o controle sobre os custos e investimentos nos negócios, já que o próprio sistema contém todas as informações necessárias em forma de relatórios.
Além disso, alguns softwares de Gestão Pecuária possibilitam o cadastro de informações como por exemplo:
- Informações sobre o rebanho, considerando idade, controle de zoonoses, genealogia e controle de peso;
- Informações sobre a inseminações, sêmen, embriões, exames andrológicos e índices de mortalidade;
- Capacidade produtiva de leite, incluindo a duração de lactação e produção média;
- Controle de estoques, incluindo informações de entrada e saída de produtos e itens;
- Dados financeiros da fazenda, como fluxo de caixa, contas a pagar e gestão financeira;
- Cadastro de fornecedores e clientes.
Sendo assim, todas essas informações são essenciais para uma boa Gestão Pecuária e para o aumento da lucratividade e produtividade da propriedade.
Relação entre os softwares de Gestão Pecuária e a lucratividade
Além das vantagens citadas anteriormente, os softwares de Gestão Pecuária também afetam diretamente nos resultados e na lucratividade da sua propriedade.
Primeiramente, é importante compreender que estes softwares possibilitam o controle financeiro, o que aumenta a produtividade e consequentemente a lucratividade.
Sendo assim, o sistema permite mapear os erros e prejuízos existentes no negócio, auxiliando o produtor na tomada de decisão para melhorar os resultados da fazenda.
Nesse sentido, informações como o fluxo de caixa e mapeamento de custos e investimentos são essenciais para a melhoria da produtividade na propriedade, fazendo toda a diferença nos resultados.
Conclusão
Como foi possível perceber, os softwares de Gestão Pecuária são excelentes ferramentas de tomada de decisão, já que reúnem todas as informações cruciais da propriedade e do negócio.
Além disso, uma propriedade que adere à tecnologia e a automatização do processo de Gestão Pecuária oferece maior segurança e confiabilidade nos negócios, já que tem pleno conhecimento de todos os dados da fazenda.