O QUE É O SISBOV E QUAIS AS SUAS VANTAGENS PARA A PECUÁRIA?

Você sabe o que é o SISBOV e como ele pode aumentar a sua lucratividade na pecuária? Então leia até o final do artigo para saber mais.

Primeiramente, o SISBOV foi idealizado para gerar maior confiabilidade nas exportações de carne para outros países.

Sendo assim, o conceito principal de um sistema de monitoramento de bovinos e bubalinos já ocupa grande parte dos territórios internacionais, como por exemplo, Uruguai, Argentina, Austrália e Canadá.

 

O que é o SISBOV

O Serviço de Rastreabilidade Animal (SISBOV) é o instrumento utilizado para a identificação individual de bovinos e búfalos, com o objetivo de realizar o controle sanitário e fiscalização das propriedades rurais.

Sendo assim, o SISBOV visa a identificação do rebanho brasileiro, possibilitando a rastreabilidade do animal desde o seu nascimento até o seu abate.

Um dos diferenciais do SISBOV é a possibilidade de emitir relatórios que auxiliam na tomada de decisão voltada para a qualidade do rebanho nacional e importado.

Além disso, o SISBOV é voltado para as propriedades que prezam pelo cumprimento dos protocolos sanitários internacionais e que desejam exportar os melhores bovinos e bubalinos do mercado.

O SISBOV também é utilizado no controle sanitário, identificando focos de doenças e retirando as carnes que correm o risco de estarem contaminadas, prejudicando a qualidade dos cortes e a confiabilidade da exportação.

 

Vantagens do SISBOV

São muitas as vantagens de implantar o SISBOV em uma propriedade rural, sendo uma das principais a possibilidade de rastrear o rebanho desde o começo da criação.

Outra grande vantagem de utilizar o sistema de monitoramento é a praticidade para identificar o rebanho, já que o sistema conta com uma coleta de dados sistematizada e com baixa probabilidade de erro.

Assim, quando o exportador precisar comprar a confiabilidade do rebanho e da carne, poderá emitir relatórios e comprovar a qualidade do produto que será exportado.

Tudo isso influencia na visão de qualidade e do valor agregado do corte, pois alguns exportadores se dispõem a pagar muito mais por um produto cuja qualidade é certificada.

Embora os custos da implantação do sistema de credenciamento sejam relativamente altos, todo o valor retorna para o exportador com o tempo e com as vendas realizadas.

 

Diferenciais e oportunidades ao adotar o SISBOV

Basicamente, existem 03 (três) excelentes vantagens e oportunidades em ser credenciado pelo SISBOV.

 

Certificação de qualidade

Ao implantar o SISBOV, o exportador identifica todo o seu rebanho e acompanha o desenvolvimento, verificando as condições, saúde dos animais, vacinas e demais aspectos.

Com todas estas informações, é possível comprovar e certificar a qualidade do produto que está sendo exportado, gerando a confiabilidade e o valor agregado.

 

Vantagens econômicas

E por falar em valor agregado, o rebanho credenciado atesta a sua qualidade e confiabilidade ao longo de todo o processo de gestão e vistoria dos animais. Assim, os exportadores tendem a pagar melhor por produtos de alta qualidade.

Dessa forma, é possível gerar maiores rendimentos e ganhos nas exportações e vendas de produtos, além da expansão dos negócios para os diversos mercados.

 

Gestão do rebanho

Outra grande vantagem de utilizar o SISBOV é a possibilidade de gerir a propriedade e o rebanho de forma mais eficaz.

Com o credenciamento, é possível conhecer todos os custos e investimentos com o rebanho, incluindo tratamentos, medicamentos, vacinas, alimentação, dentre outros.

 

Conclusão

Nesse sentido, o SISBOV pode ser visto como uma ferramenta de qualidade dos rebanhos bovinos e bubalinos, construindo a confiabilidade do seu produto e gerando um valor agregado, essencial para as exportações.

Sendo assim, é importante compreender que o valor gasto em todo o processo de implementação do sistema não é um custo, e sim um investimento para a sua propriedade e para o seu negócio, o qual retornará em cada exportação.

(Visited 127 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.